segunda-feira, 31 de maio de 2010

QUEM FOI PITÁGORAS?

Embora a existência histórica de Pitágoras seja por muitos posta em dúvida, parece haver exagero em tal posição. Não obstante, importa
reconhecer que sua figura e suas atividades se viram, desde logo envolvidos por um véu de lendas. Em razão disso, é aconselhável remontar às fontes mais antigas para obter notícias menos discutíveis acerca de Pitágoras, Platão e Aristóteles, aparentemente desconheceram uma doutrina filosófica atribuível à pessoa de Pitágoras, fazendo referência tão somente aos chamados “pitagóricos”.
É de se crer não haja Pitágoras deixado qualquer obra escrita, admitindo-se que os primeiros trabalhos de exposição das doutrinas da escola se deveram a Fililau, que foi contemporâneo de Platão.
Afirma-se, comumente, haver Pitágoras nascido na ilha de Samos (Grécia), no ano de 572 a. C. Aristocrata, filho de opulento comerciante, teria deixado a região natal por aversão à tirania de Polivates, visitando santuários gregos e estendendo viagem de estudos ao Egito, pois já se interessava por ciência e filosofia.
A resposta mais certa e generalizadora a este questionamento é: Pitágoras foi um grande filósofo grego, responsável por grandes desenvolvimentos na Matemática, Astronomia e na teoria da música.


Retirado de http://www.urcamp.tche.br/matematica/trabalhos/pitagoras.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário